Brasão da Freguesia
Embora em 1989 se tenha tentado criar o Brasão da Freguesia, isso não chegou a ser possível, devido à Legislação em vigor, que obriga a colocação de 2 símbolos, e como o anterior continha 6 e não possuia as 3 torres, não foi possível a aprovação deste.
Em 2001, efectuamos um projecto novo para ser aprovado, o que não chegou a ser... porque nos queriam impor a criação de um Brasão, que em nada esta Junta o desejava, de cor azul e branco, recorremos da decisão e alteramos por obrigação a cor da mitra para ouro, afim de se poder colocar o amarelo de fundo, ficando assim: escudo azul, capitel visigótico de prata, em chefe, mitra episcopal de ouro, com falhões do mesmo, guarnecida de vermelho, coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com legenda a negro, Real - Braga, Bandeira: amarela, cordão e borlas de ouro e azul, haste e lança de ouro.
Parecer emitido em 11.12.2003 pela Comissão de Heráldica.
Aprovado em Assembleia de Freguesia em 26 de Dezembro de 2003 sob proposta da Junta de Freguesia
Publicado no Diário da República III série n.23 de 28 de Janeiro de 2004, página 2064.
ESPAÇO PÚBLICO DE INTERNET
Os espaços culturais existentes situam-se no edificio da sede da Junta, no Colégio de N.ª Sr.ª das Graças e na Fundação Vieira Gomes.
No edificio novo da sede da Junta há um espaço público de internet com utilização gratuita para residentes, uma biblioteca com mais de 2.000 obras, salas para os grupos culturais e recreativos, e um auditório.
Por iniciativa da autarquia têm-se organizado, sazonalmente, cursos de música e de informática, bem como várias festas para as crianças das escolas.
No Colégio de N.ª Sr.ª das Graças, para além de uma rica e volumosa biblioteca que possui, são aí ministradas aulas de música, de canto, de dança e de teatro.
Na Fundação Vieira Gomes são apresentadas algumas peças teatrais e de variedades.
Em 1993 a Junta reeditou o livro 'A minha infância em S. Jerónimo de Real', de João Gomes Leite, que apresenta aspectos dos usos e costumes de Real nos finais do século passado. Em 1995 editou a monografia de Real, do Sr. Luis Costa, livro este que tem auxiliado tanto as crianças como estudantes num conhecimento mais aprofundado da sua freguesia.
Criamos, em 2003, o brasão da freguesia.
Os apoios dados às organizações juvenis, recreativas, culturais e até religiosas de Real, não têm sido apenas logísticos mas também, financeiros quando as actividades desenvolvidas assim o justificam.